Primeiramente o Gato Angorá, são muito fieis aos seus tutores. Agitados por natureza, podem abrir e subir em portas e armários com facilidade. Apesar de sua proximidade com os humanos, os Angorás surpreendem por serem muito teimosos e espertos
Estes gatos são conhecidos na Europa desde o início do século XVII. Após o período Vitoriano, quase desapareceram. A raça de hoje trata-se de uma recriação artificial que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, e também aumentou a variedade de cores
Origem da Raça do Gato Angorá
Vindo da Turquia no século XVII, o angorá é conhecido como uma das raças mais antigas do mundo. Além disso, existe uma diferença muito grande entre os angorás e outros gatos: eles gostam muito de brincar na água e de tomar banho. Em países de língua inglesa, seu nome é Angorá Turco.
Com a chegada do casal de gatos à América, o interesse pela raça foi retomado. E assim, em 1970, os felinos Angorás foram registrados pela Cat Fanciers Association, ganhando o reconhecimento total em 1972.
Leia Também:
7 curiosidades que você talvez não saiba sobre gatos
7 fotos de Gatinhos dormindo que vão alegrar seu dia
O que você precisa saber antes de adotar um gato
Curiosidades sobre Gato Angorá
Eles possuem estrutura óssea fina. Apesar disso, não parece muito magro, e sim musculoso, tudo isso sob a sua a pelagem. Esse felino ama brincar e correr, por isso os tutores devem proporcionar frequentemente essas atividades a ele.
Geralmente, esses gatinhos terão os olhos azuis. No caso de olhos de cores diferentes, o gatinho poderá não ter a audição de apenas um ouvido.
Característica do gato Angorá
Entretanto, um dos traços mais marcantes do gato Angorá é o tamanho de sua cabeça, bem pequena e em formato triangular. Os pelos longos são frutos de mutações recessivas, que ocorreram há muitos séculos e foram adicionados temporalmente.
Seus olhos são bem grandes e atentos. As Orelhas são pontiagudas. A cauda traz uma impressão de ser ainda mais graciosa por ser longa, em formato de penacho.
Cuidados
Por ser um gato de pelos longos, os cuidados com o Angorá demandam bastante atenção. A pelagem deve ser escovada semanalmente para remover pelos soltos e manter o brilho geral. Devido à raça não ter subpelagem, é mais fácil de cuidar, pois, não há a formação de nós.
Os cuidados com o gato Angorá e sua higiene não são complicados. Principalmente por essa raça adorar e se atrair pela água, um diferencial entre outros tipos de felinos.
A frequência de banho pode ser de uma vez por mês. É preciso atentar-se aos pelos da face, região anal e patas, pois estes são os lugares que mais sujam.
Alguns gatos dessa raça apresentam problemas no trato urinário, como xixi com sangue ou mau cheiro. Além dessas doenças, problemas cardiológicos e neuromuscular podem surgir, por isso exames períodos devem ser feitos.
Como todos os animais de estimação, o gato Angorá precisa de acompanhamento periódico com o veterinário. Dessa forma, fica mais fácil cuidar da saúde do seu pet e garantir o bem-estar e a qualidade de vida dele.
Outra importante medida é manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada. Assim, você garante que seu mascote estará protegido contra as principais doenças que afetam os bichinhos.
Personalidade
O gato angorá é muito dócil e brincalhão. Eles são muito amorosos e alegres e adoram mimos e carinhos, além de serem bastante próximos de seus tutores. Eles se dão muito bem com crianças, mas alguns não se dão muito bem com bebês – é preciso socializá-los corretamente desde filhotinhos.
Em suma eles são muito exigente de afeto e gosta de estar no controle de tudo o que o cerca. Por isso, se torna o animal “alfa” da casa. E, por fim, não gosta de ficar sozinho.
Apesar de ser uma raça dócil e brincalhona, o gato Angorá é muito inteligente, por isso, pode ser um pouco teimoso no adestramento. Com paciência e tempo ele vai aprender tudo o que o seu tutor quer ensinar.
Quanto custa um Gato Angorá?
Como resultado o preço da raça varia entre R$2 mil e R$5 mil.